SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Dimensiones “escondidas” en la escritura de los artículos académicosLa memoria en el espacio de la formación académica: (re) construcción de lo vivido y de la identidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

FISCHER, Adriana  y  PELANDRE, Nilcéa Lemos. Letramento acadêmico e a construção de sentidos nas leituras de um gênero. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.569-599. ISSN 0102-5473.

O objetivo deste trabalho é caracterizar como as diferentes formas de leitura situada de um gênero contribuem para que alunos se assumam insiders em contexto acadêmico. Os dados em análise foram coletados em 2005 e 2006, em um curso brasileiro de licenciatura, através de observações participantes e de entrevistas orais. Esses dados constituem parte dos eventos nomeados reflexivo-transformativos, incluindo leitura, produção e análise lingüística do gênero discursivo crônica jornalística. Esses eventos também integram o modelo dialógico dos letramentos acadêmicos, que se reporta à construção de sentidos, à identidade, ao poder, à autoridade e à natureza institucional do que conta como conhecimento no contexto de um curso de Letras. Por se realizar um acompanhamento longitudinal do trabalho com leitura, discutem-se dados de duas alunas, relativos ao gênero crônica, em duas disciplinas acadêmicas. Os resultados comprovam que, para as alunas, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero destinado à leitura e à produção escrita, e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de fazerem uso do letramento crítico e usarem os letramentos dominantes que dele fazem parte, na direção de se assumirem insiders no contexto acadêmico.

Palabras clave : Leitura; Língua Portuguesa-Gênero; Letramento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )