SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicosO memorial no espaço da formação acadêmica: (re)construção do vivido e da identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

FISCHER, Adriana  e  PELANDRE, Nilcéa Lemos. Letramento acadêmico e a construção de sentidos nas leituras de um gênero. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.569-599. ISSN 0102-5473.

O objetivo deste trabalho é caracterizar como as diferentes formas de leitura situada de um gênero contribuem para que alunos se assumam insiders em contexto acadêmico. Os dados em análise foram coletados em 2005 e 2006, em um curso brasileiro de licenciatura, através de observações participantes e de entrevistas orais. Esses dados constituem parte dos eventos nomeados reflexivo-transformativos, incluindo leitura, produção e análise lingüística do gênero discursivo crônica jornalística. Esses eventos também integram o modelo dialógico dos letramentos acadêmicos, que se reporta à construção de sentidos, à identidade, ao poder, à autoridade e à natureza institucional do que conta como conhecimento no contexto de um curso de Letras. Por se realizar um acompanhamento longitudinal do trabalho com leitura, discutem-se dados de duas alunas, relativos ao gênero crônica, em duas disciplinas acadêmicas. Os resultados comprovam que, para as alunas, são ferramentas de poder conhecer o funcionamento de um dado domínio social, no qual se insere o gênero destinado à leitura e à produção escrita, e desenvolver o metaconhecimento que o constitui, a fim de fazerem uso do letramento crítico e usarem os letramentos dominantes que dele fazem parte, na direção de se assumirem insiders no contexto acadêmico.

Palavras-chave : Leitura; Língua Portuguesa-Gênero; Letramento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )