SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Literacidad académica y la construcción de sentido con la lectura de un gêneroEncuentros entre la práctica de investigación y la enseñanza: oralidad y literacidad en la enseñanza de la escritura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. O memorial no espaço da formação acadêmica: (re)construção do vivido e da identidade. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.601-624. ISSN 0102-5473.

Toma-se, como objeto de discussão, a escrita de memoriais de professores em formação inicial, alimentada pelas ações do lembrar e do recordar, das quais emergem movimentos discursivos que põem em cena a atuação de um sujeito que reflete sobre si e sobre seus saberes profissionais. O memorial, nesse quadro, é visto como um expediente metodológico produtivo por proporcionar ao pesquisador uma compreensão acerca dos movimentos do processo da formação identitária profissional, a partir do ponto de vista do professor, guiado, portanto, pelos olhos desse sujeito. Nessa atividade de escrita, identifica-se um jogo de atuação enunciativa e metadiscursiva que revela, ao leitor, o tipo de engajamento que o sujeito cria com o seu próprio dizer e/ou com o dizer do outro, com o seu saber profissional.

Palabras clave : Memorial; Formação Identitária; Ações Metadiscursivas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )