SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue02The memorial in the space of academic graduation: (re)construction of living and identityThe ideology of meritocracy and academic analysis: contributions from the journal Perspectiva from CED/UFSC (1983-2005) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

CORREA, Manoel Luiz Gonçalves. Encontros entre prática de pesquisa e ensino: oralidade e letramento no ensino da escrita. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.625-648. ISSN 0102-5473.

Neste trabalho parte-se do processo de constituição dos gêneros discursivos, tomando-se como noção teórica central a de relações intergenéricas (BAKHTIN, 1992). Tipos de letramentos, oralidade e heterogeneidade da escrita são os recursos pelos quais se investiga tanto o uso de provérbios parodiados na internet e em redações de vestibular, quanto o uso de temporalidades de diferentes ordens no processo de constituição dessas redações. Como resultado, evidencia-se a produtividade do encontro entre prática de pesquisa e ensino, mesmo que se reconheça que o tratamento teórico-metodológico do objeto de pesquisa não se transfere como tal para a atividade de ensinar.

Keywords : Oralidade; Escrita; Prática de Ensino; Pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )