SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02La memoria en el espacio de la formación académica: (re) construcción de lo vivido y de la identidadIdeologia meritocrática e reflexão acadêmica: a contribuição da Revista Perspectiva do CED/UFSC (1983-2005) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

CORREA, Manoel Luiz Gonçalves. Encontros entre prática de pesquisa e ensino: oralidade e letramento no ensino da escrita. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.625-648. ISSN 0102-5473.

Neste trabalho parte-se do processo de constituição dos gêneros discursivos, tomando-se como noção teórica central a de relações intergenéricas (BAKHTIN, 1992). Tipos de letramentos, oralidade e heterogeneidade da escrita são os recursos pelos quais se investiga tanto o uso de provérbios parodiados na internet e em redações de vestibular, quanto o uso de temporalidades de diferentes ordens no processo de constituição dessas redações. Como resultado, evidencia-se a produtividade do encontro entre prática de pesquisa e ensino, mesmo que se reconheça que o tratamento teórico-metodológico do objeto de pesquisa não se transfere como tal para a atividade de ensinar.

Palabras clave : Oralidade; Escrita; Prática de Ensino; Pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )