SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue02Meetings between research practice and teaching: orality and literacy in the teaching of writingScholar education and affective constitution: some considerations from cultural-historical psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

RUSCHEL, Elizete  and  VALLE, Ione Ribeiro. Ideologia meritocrática e reflexão acadêmica: a contribuição da Revista Perspectiva do CED/UFSC (1983-2005). Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.649-675. ISSN 0102-5473.

Neste estudo analisamos os artigos publicados pela Revista Perspectiva do Centro de Ciências da Educação/Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil (1983 a 2005). Nosso interesse se voltou à ideologia meritocrática, tendo por base o conjunto de termos relacionados a essa concepção. Para tanto, repertoriamos todas as Revistas desde sua aparição em 1983 até o ano de 2005, abrangendo 47 revistas e 425 artigos. Primeiramente, analisamos os títulos e resumos dos artigos, o que nos possibilitou uma primeira seleção. Em seguida, procedemos a uma leitura mais sistemática dos artigos selecionados (num total de 14), o que permitiu construir alguns grupos temáticos. Estes foram objetos de um estudo mais minucioso, que tornou possível estabelecer algumas relações e correlações entre democratização do ensino e meritocracia, seleção meritocrática numa escola democrática e formação de professores num sistema de ensino meritocrático.

Keywords : Democratização da Educação; Professores-Formação; Periódicos Científicos.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )