SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Encuentros entre la práctica de investigación y la enseñanza: oralidad y literacidad en la enseñanza de la escrituraEducación escolar y la constitución de lo afectivo: algunas consideraciones a partir de la psicología-histórico cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

RUSCHEL, Elizete  y  VALLE, Ione Ribeiro. Ideologia meritocrática e reflexão acadêmica: a contribuição da Revista Perspectiva do CED/UFSC (1983-2005). Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.02, pp.649-675. ISSN 0102-5473.

Neste estudo analisamos os artigos publicados pela Revista Perspectiva do Centro de Ciências da Educação/Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil (1983 a 2005). Nosso interesse se voltou à ideologia meritocrática, tendo por base o conjunto de termos relacionados a essa concepção. Para tanto, repertoriamos todas as Revistas desde sua aparição em 1983 até o ano de 2005, abrangendo 47 revistas e 425 artigos. Primeiramente, analisamos os títulos e resumos dos artigos, o que nos possibilitou uma primeira seleção. Em seguida, procedemos a uma leitura mais sistemática dos artigos selecionados (num total de 14), o que permitiu construir alguns grupos temáticos. Estes foram objetos de um estudo mais minucioso, que tornou possível estabelecer algumas relações e correlações entre democratização do ensino e meritocracia, seleção meritocrática numa escola democrática e formação de professores num sistema de ensino meritocrático.

Palabras clave : Democratização da Educação; Professores-Formação; Periódicos Científicos.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )