SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01A política de ensino superior a distância no Brasil nos anos de neoliberalismoO planejamento das políticas educativas no Brasil e seus desafios atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

OZGA, Jenny. Knowledge transfer and transformation: moving knowledge from research to policy. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.49-67. ISSN 0102-5473.

Este texto aborda a Transferência de Conhecimento (TC) como iniciativa política desenvolvida com base em preocupações acerca da distância existente entre conhecimentos baseados em pesquisa que permanecem presos a nichos disciplinares e as crescentes necessidades de conhecimentos por parte de usuários. A abordagem de TC colocasse contra os pressupostos da “economia do conhecimento”, posto que para esta a TC eficaz deveria proporcionar vantagem competitiva aos países no interior do sistema capitalista. Para Ozga, o desenvolvimento econômico global contemporâneo distingue-se “pela ação do conhecimento sobre si mesmo como a principal fonte de produtividade”. Contudo, a produção de conhecimento não ocorre no vácuo. O desafio dos governos voltados à economia baseada em conhecimento não é apenas o de promover o conhecimento ativo como um recurso econômico, mas gerir e conter em limites aceitáveis o conhecimento tomado como recurso da comunidade. As dificuldades que esta necessidade simultânea de liberdade e controle apresenta constituem o núcleo deste artigo.

Palavras-chave : Conhecimento; Política; Economia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )