SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01O planejamento das políticas educativas no Brasil e seus desafios atuaisAvaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ZANARDINI, João Batista. A ontologia do ato de avaliar. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.97-125. ISSN 0102-5473.

Este artigo problematiza os resultados educacionais apresentados quer por instrumentos nacionais de avaliação, quer por internacionais, os quais remetem a um suposto anacronismo da escola. De forma agregada à publicização desses resultados vem à tona a afirmação acerca da ineficiência da escola em garantir condições satisfatórias de ensino e aprendizagem dos conteúdos, atitudes e habilidades tidas como necessárias ao bom funcionamento da sociedade. O artigo retoma os pressupostos ontológicos que embasam este processo de “mudança na permanência” que engloba as reformas do aparelho do Estado, com a imposição do Estado avaliador, e o recrudescimento da relevância dos mecanismos de avaliação educacional em larga escala, sobretudo a partir de 1990. Discute os pressupostos ontológicos do processo de avaliação como constituintes do trabalho, bem como a caracterização ontológica atribuída a estes processos pela classe dominante, concluindo que se tratam de caracterizações de intencionalidades distintas, partem de projetos sociais distintos, e, portanto, têm em vista modelos de homem distintos.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Educação Básica Brasileira; Ontologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )