SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue01Evaluation and accountability: revisions in the forms of teacher managementThe fragile reliability of the audit office of Santa Catarina state in inspecting education financing: the State government failed to invest over R$ 2,1 billion in education from 1998 to 2008, yet the Audit Office approved the State budgets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

FLORES, Maria Assunção. Tendências e tensões no trabalho docente: reflexões a partir da voz dos professores. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.161-191. ISSN 0102-5473.

Neste artigo apresentamos um conjunto de reflexões sobre o trabalho docente a partir das vozes dos professores que participaram num estudo mais vasto em Portugal. Partindo de testemunhos de vários docentes e convocando a literatura existente neste domínio, analisamos um conjunto de dimensões e de tendências do trabalho docente, nomeadamente, a crescente burocracia, a intensificação e o controle sobre o trabalho dos professores; a agenda da prestação de contas e da performatividade e a cada vez maior vigilância e escrutínio público em relação ao trabalho das escolas e dos professores. Este texto baseia-se em dados de uma investigação em curso que procura analisar os efeitos das recentes medidas políticas, nomeadamente relativas à avaliação do desempenho e ao estatuto da carreira docente, no trabalho dos professores a partir de dados recolhidos em duas escolas portuguesas. O texto termina com algumas reflexões sobre os efeitos das recentes tendências no modo de estar e de viver a profissão docente, especialmente no que se refere à motivação para permanecer ou abandonar o ensino e à sua dimensão afectiva e emocional.

Keywords : Trabalho Docente; Profissionalismo; Identidade Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )