SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01Evaluación y responsabilidad por los resultados: actualizaciones en las formas de gestión de profesoresLa frágil fiabilidad del tribunal de cuentas de santa catarina en la fiscalización de los recursos para la educación: el gobierno estadual dejó de invertir más de R$ 2,1 billones en educación de 1998 hasta 2008, pero el TC aprobó las cuentas estaduales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

FLORES, Maria Assunção. Tendências e tensões no trabalho docente: reflexões a partir da voz dos professores. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.161-191. ISSN 0102-5473.

Neste artigo apresentamos um conjunto de reflexões sobre o trabalho docente a partir das vozes dos professores que participaram num estudo mais vasto em Portugal. Partindo de testemunhos de vários docentes e convocando a literatura existente neste domínio, analisamos um conjunto de dimensões e de tendências do trabalho docente, nomeadamente, a crescente burocracia, a intensificação e o controle sobre o trabalho dos professores; a agenda da prestação de contas e da performatividade e a cada vez maior vigilância e escrutínio público em relação ao trabalho das escolas e dos professores. Este texto baseia-se em dados de uma investigação em curso que procura analisar os efeitos das recentes medidas políticas, nomeadamente relativas à avaliação do desempenho e ao estatuto da carreira docente, no trabalho dos professores a partir de dados recolhidos em duas escolas portuguesas. O texto termina com algumas reflexões sobre os efeitos das recentes tendências no modo de estar e de viver a profissão docente, especialmente no que se refere à motivação para permanecer ou abandonar o ensino e à sua dimensão afectiva e emocional.

Palabras clave : Trabalho Docente; Profissionalismo; Identidade Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )