Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473
Resumo
FLORES, Maria Assunção. Tendências e tensões no trabalho docente: reflexões a partir da voz dos professores. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.161-191. ISSN 0102-5473.
Neste artigo apresentamos um conjunto de reflexões sobre o trabalho docente a partir das vozes dos professores que participaram num estudo mais vasto em Portugal. Partindo de testemunhos de vários docentes e convocando a literatura existente neste domínio, analisamos um conjunto de dimensões e de tendências do trabalho docente, nomeadamente, a crescente burocracia, a intensificação e o controle sobre o trabalho dos professores; a agenda da prestação de contas e da performatividade e a cada vez maior vigilância e escrutínio público em relação ao trabalho das escolas e dos professores. Este texto baseia-se em dados de uma investigação em curso que procura analisar os efeitos das recentes medidas políticas, nomeadamente relativas à avaliação do desempenho e ao estatuto da carreira docente, no trabalho dos professores a partir de dados recolhidos em duas escolas portuguesas. O texto termina com algumas reflexões sobre os efeitos das recentes tendências no modo de estar e de viver a profissão docente, especialmente no que se refere à motivação para permanecer ou abandonar o ensino e à sua dimensão afectiva e emocional.
Palavras-chave : Trabalho Docente; Profissionalismo; Identidade Profissional.