SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01A nova pedagogia da hegemonia no BrasilImagens de crianças e infâncias: a criança na iconografia brasileira dos séculos XIX e XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry  y  ZANOLLA, Taciana. Imagem e palavra na leitura de narrativa. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.245-262. ISSN 0102-5473.

A produção infantil contemporânea explora as várias linguagens constitutivas da obra literária infantil - palavra e ilustração. A leitura dessas obras possibilita ao leitor a construção de significados na interação entre os códigos verbal e visual. A fim de investigar esse processo de leitura realizado a partir da interação com a linguagem verbal e visual, realiza-se estudo sobre a narrativa Ah, cambaxirra, se eu pudesse..., de Ana Maria Machado e Graça Lima (2003). Enfocam-se dois aspectos: a análise de possibilidades de leitura propostas pelas linguagens, a partir de estudos de Genette (1982), Iser (1976), Kleiman (2002), Parsons (1992) e Zilberman (1998), e os sentidos construídos por crianças de terceira série do ensino fundamental, seguindo princípios de pesquisa qualitativa (BAUER; GASKELL, 2003; EISNER, 1998). O estudo confirma a ampliação de sentidos do texto, pela inter-relação entre as linguagens. Entretanto, a análise da leitura das crianças sinaliza que os sentidos construídos privilegiam a palavra, em detrimento de aspectos visuais. A perspectiva observada na leitura infantil é efeito da abordagem da literatura na escola, que não forma leitores proficientes. O artigo objetiva contribuir para pesquisas na área como também para instrumentalizar mediadores de leitura.

Palabras clave : Leitura; Literatura Infantil; Ilustração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )