SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue01Children and childhood photos: the child and Brazilian iconography in the nineteenth and twentieth centuriesState, democracy and institutionalization of the social struggle in the educational practices of the MST: a case study of the itinerant school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

HIDALGO, Angela Maria. Democracia para a superação do capital no pensamento marxista: subsídios para reflexões sobre a organização educacional. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.295-316. ISSN 0102-5473.

Este artigo apresenta pesquisa bibliográfica motivada pelos debates em torno da questão da participação nos processos decisórios no contexto das reformas política e educacionais dos anos de 1990. Defende-se a tese de que a democracia constitui premissa básica para a transformação social, demonstrada na análise do pensamento de autores marxistas. O estudo indica: em Marx e Engels, a análise do desenvolvimento histórico do processo de planificação coletiva da produção e a necessária manutenção dos níveis de produtividade para a criação das condições de superação do capitalismo; em Luxemburgo e Lênin, divergências quanto ao processo de transição ao socialismo; em Luxemburgo, a defesa da participação das massas no processo decisório. A conclusão é a de que a abordagem dos aspectos políticos das questões organizativas, concomitante à garantia de acesso ao conhecimento produzido historicamente, requer avanços na análise dos princípios organizacionais na educação com base nas especificidades desta prática social.

Keywords : Democracia; Gestão Educacional; Marxismo; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )