SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue01Democracy to overcome capital in Marxist thought: subsidies for reflections about educational organizationLibertarian education in the Journal Cultura Popular (Lisbon, 1919) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

VIEGAS, Moacir Fernando  and  LUCIANO, Charles Luiz Policena. Estado, democracia e institucionalização das lutas sociais nas práticas educativas do MST: um estudo de caso da escola itinerante. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.317-338. ISSN 0102-5473.

No artigo analisamos as características e contradições das práticas educativas desenvolvidas nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tendo como referência a Escola Itinerante. Enfocamos especialmente o problema da democracia e da institucionalização das lutas sociais, questão central com a qual se debatem os movimentos sociais na atualidade. Apoiamos a pesquisa no materialismo histórico e dialético e, nesse artigo, na crítica de Ellen Meiksins Wood à democracia representativa e às limitações do conceito de “sociedade civil”. Desenvolvemos o estudo em dois acampamentos do MST localizados no Rio Grande do Sul por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos. Os resultados a que chegamos apontam que a institucionalização das práticas educativas do movimento, ao atenderem as formalidades do Estado, tendem à burocratização, distanciando-se das necessidades da classe trabalhadora.

Keywords : Educação e Democracia; Educação e Luta de Classes; Movimentos Sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )