SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01La democracia para superación del capital en el pensamiento marxista: subsidios para reflexiones sobre la organización educativaA educação libertária no boletim Cultura Popular (Lisboa, 1919) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

VIEGAS, Moacir Fernando  y  LUCIANO, Charles Luiz Policena. Estado, democracia e institucionalização das lutas sociais nas práticas educativas do MST: um estudo de caso da escola itinerante. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.317-338. ISSN 0102-5473.

No artigo analisamos as características e contradições das práticas educativas desenvolvidas nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tendo como referência a Escola Itinerante. Enfocamos especialmente o problema da democracia e da institucionalização das lutas sociais, questão central com a qual se debatem os movimentos sociais na atualidade. Apoiamos a pesquisa no materialismo histórico e dialético e, nesse artigo, na crítica de Ellen Meiksins Wood à democracia representativa e às limitações do conceito de “sociedade civil”. Desenvolvemos o estudo em dois acampamentos do MST localizados no Rio Grande do Sul por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos. Os resultados a que chegamos apontam que a institucionalização das práticas educativas do movimento, ao atenderem as formalidades do Estado, tendem à burocratização, distanciando-se das necessidades da classe trabalhadora.

Palabras clave : Educação e Democracia; Educação e Luta de Classes; Movimentos Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )