SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número01Democracia para a superação do capital no pensamento marxista: subsídios para reflexões sobre a organização educacionalA educação libertária no boletim Cultura Popular (Lisboa, 1919) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

VIEGAS, Moacir Fernando  e  LUCIANO, Charles Luiz Policena. Estado, democracia e institucionalização das lutas sociais nas práticas educativas do MST: um estudo de caso da escola itinerante. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.01, pp.317-338. ISSN 0102-5473.

No artigo analisamos as características e contradições das práticas educativas desenvolvidas nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tendo como referência a Escola Itinerante. Enfocamos especialmente o problema da democracia e da institucionalização das lutas sociais, questão central com a qual se debatem os movimentos sociais na atualidade. Apoiamos a pesquisa no materialismo histórico e dialético e, nesse artigo, na crítica de Ellen Meiksins Wood à democracia representativa e às limitações do conceito de “sociedade civil”. Desenvolvemos o estudo em dois acampamentos do MST localizados no Rio Grande do Sul por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos. Os resultados a que chegamos apontam que a institucionalização das práticas educativas do movimento, ao atenderem as formalidades do Estado, tendem à burocratização, distanciando-se das necessidades da classe trabalhadora.

Palavras-chave : Educação e Democracia; Educação e Luta de Classes; Movimentos Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )