SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Nuevos enfoques para la didáctica universitaria actual.Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

LUCARELLI, Elisa. Didáctica universitaria: un asunto de interés para la universidad actual?. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.417-441. ISSN 0102-5473.

Este artigo tem como objetivo apresentar a situação histórica e atual do campo da Didática Universitária na Argentina, com especial referência aos últimos 25 anos e relacionados aos acontecimentos ocorridos no contexto institucional e nacional. Exemplifica suas problemáticas a partir das características e evolução de um programa de pesquisa na área, suas linhas de trabalho e sua produção, enfatizando um estudo que analisa a atualidade sobre a formação em aprendizagens complexos da prática profissional na área da saúde, especialmente aqueles que se desenvolvem nas Clínicas. Com esse propósito, utiliza uma metodologia qualitativa com estudo de casos e níveis de participação. Seus principais resultados indicam as características que assumem as modalidades de ensino nessas áreas em termos de lidar com a tensão gerada entre a lógica de formação e a lógica de atenção da saúde, destacando-se a identificação das modalidades desenvolvidas pelo professor, em especial a observação e a supervisão da tarefa dos estudantes, como prática real antecipatória do desempenho profissional. Da mesma maneira, foram reconhecidos padrões gerados em relação ao lugar do estudante na situação de formação e as derivações didáticas da organização nas clínicas e na aprendizagem cooperativa entre estudantes.

Palavras-chave : Didática; Educação Superior; Intervenção Educativa; Inovação em Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )