SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Didáctica universitaria: un asunto de interés para la universidad actual?Questionando o saber refletindo sobre o fazer: inquietações de professores sobre a profissionalidade docente universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CUNHA, Maria Isabel da. Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratização. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.443-462. ISSN 0102-5473.

O texto discute a premissa da indissociabilidade do ensino e da pesquisa no contexto da pedagogia universitária. Procura compreender as formas de produção desse discurso e as recontextualizações necessárias para inserir-se na atualidade. Afirma que a nebulosidade conceitual que envolve a relação ensino e pesquisa tem conseqüências nos processos de ensinar e aprender na universidade e no projeto de formação dos docentes que atuam nesse nível de ensino. Recupera a perspectiva epistemológica do ensino com pesquisa, enfatizando a necessidade de fazer rupturas com a concepção da ciência moderna que incide fortemente nas práticas cotidianas de ensinar e aprender. Analisa as exigências que esse movimento traz para a didática da educação superior, na direção de inovações pedagógicas que tomem a relação ensino e pesquisa como um princípio metodológico.

Palavras-chave : Qualidade; Relação Ensino e Pesquisa; Pedagogia Universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )