Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473
Resumen
RAMOS, Kátia Maria da Cruz. Questionando o saber refletindo sobre o fazer: inquietações de professores sobre a profissionalidade docente universitária. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.463-481. ISSN 0102-5473.
Este trabalho transita pelo movimento de reconceitualização da docência universitária e tem como propósito trazer elementos para o recente debate sobre essa profissionalidade, no contexto da compreensão da docência como uma profissão de relações. Para tanto, congrega dados de uma década de envolvimento em ações de atualização didático-pedagógica, endereçadas a professores universitários, estabelecendo diálogo com estudos que têm como base um olhar multirreferencial no quadro da compreensão e defesa de uma profissionalidade docente reflexiva, investigativa e crítica, baseada numa ética de responsabilidade individual e coletiva. Neste sentido, delineia caminhos que vêm possibilitando a professores universitários uma ressignificação da função docente, no contexto da compreensão de que questionar o saber e refletir sobre o fazer é movimento inerente à docência em geral e dinâmica estruturante da profissionalidade docente universitária em particular.
Palabras clave : Profissionalidade Docente Universitária; Docência Universitária; Formação Docente.