SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratizaçãoPráctica, agencia e identidad y la docencia de la educación superior de Tabasco (un estudio de caso) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

RAMOS, Kátia Maria da Cruz. Questionando o saber refletindo sobre o fazer: inquietações de professores sobre a profissionalidade docente universitária. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.463-481. ISSN 0102-5473.

Este trabalho transita pelo movimento de reconceitualização da docência universitária e tem como propósito trazer elementos para o recente debate sobre essa profissionalidade, no contexto da compreensão da docência como uma profissão de relações. Para tanto, congrega dados de uma década de envolvimento em ações de atualização didático-pedagógica, endereçadas a professores universitários, estabelecendo diálogo com estudos que têm como base um olhar multirreferencial no quadro da compreensão e defesa de uma profissionalidade docente reflexiva, investigativa e crítica, baseada numa ética de responsabilidade individual e coletiva. Neste sentido, delineia caminhos que vêm possibilitando a professores universitários uma ressignificação da função docente, no contexto da compreensão de que questionar o saber e refletir sobre o fazer é movimento inerente à docência em geral e dinâmica estruturante da profissionalidade docente universitária em particular.

Palavras-chave : Profissionalidade Docente Universitária; Docência Universitária; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )