SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue02Questionando o saber refletindo sobre o fazer: inquietações de professores sobre a profissionalidade docente universitáriaInovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

ARCIGA ZAVALA, Blanca Estela; HERNANDEZ CHIRINO, Mario Enrique; ROMERO RODRIGUEZ, Leticia del Carmen  and  GARCIA LEON, Leonel. Práctica, agencia e identidad y la docencia de la educación superior de Tabasco (un estudio de caso). Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.483-506. ISSN 0102-5473.

A dinâmica de mudança constante é uma característica da educação superior contemporânea. Tal processo implica em muitos fatores que vão desde políticas educacionais que orientam e se revertem em currículos flexíveis, programas de competências, aprendizagem centrada nos estudantes, programas de estímulo econômico-produtividade e programas de tutoria até a utilização do que as novas tecnologias trazem. Estes são os contextos e as condições que tornam cada vez mais necessário promover oportunidades de reflexão sobre os atores do ensino superior, e neste artigo toma-se como referência os professores. Neste contexto, considera-se que é vital os professores perceberem-se a si mesmos, a fim de considerar ou reconsiderar suas metas, caminhos acadêmico e prático ou, pelo menos, as opções que tomaram e tomam em relação à sua profissão. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar dados relativos aos professores do ensino superior em Tabasco. Dados que se referem à agência, prática e identidade docente, tendo em conta: origem da prática e da agência em termos de como esses atores fizeram a sua configuração e a busca de sentido e lógica com que foram articulados, ao mesmo tempo em que definem suas ações em contextos específicos e habitus.

Keywords : Ensino Superior; Docência; Identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )