SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Questionando o saber refletindo sobre o fazer: inquietações de professores sobre a profissionalidade docente universitáriaInovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ARCIGA ZAVALA, Blanca Estela; HERNANDEZ CHIRINO, Mario Enrique; ROMERO RODRIGUEZ, Leticia del Carmen  e  GARCIA LEON, Leonel. Práctica, agencia e identidad y la docencia de la educación superior de Tabasco (un estudio de caso). Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.483-506. ISSN 0102-5473.

A dinâmica de mudança constante é uma característica da educação superior contemporânea. Tal processo implica em muitos fatores que vão desde políticas educacionais que orientam e se revertem em currículos flexíveis, programas de competências, aprendizagem centrada nos estudantes, programas de estímulo econômico-produtividade e programas de tutoria até a utilização do que as novas tecnologias trazem. Estes são os contextos e as condições que tornam cada vez mais necessário promover oportunidades de reflexão sobre os atores do ensino superior, e neste artigo toma-se como referência os professores. Neste contexto, considera-se que é vital os professores perceberem-se a si mesmos, a fim de considerar ou reconsiderar suas metas, caminhos acadêmico e prático ou, pelo menos, as opções que tomaram e tomam em relação à sua profissão. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar dados relativos aos professores do ensino superior em Tabasco. Dados que se referem à agência, prática e identidade docente, tendo em conta: origem da prática e da agência em termos de como esses atores fizeram a sua configuração e a busca de sentido e lógica com que foram articulados, ao mesmo tempo em que definem suas ações em contextos específicos e habitus.

Palavras-chave : Ensino Superior; Docência; Identidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )