SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Práctica, agencia e identidad y la docencia de la educación superior de Tabasco (un estudio de caso)Trabalhos sobre formação pedagógica para a docência universitária nas reuniões anuais da ANPEd: período 2000-2009 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

LEITE, Carlinda  y  FERNANDES, Preciosa. Inovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.507-533. ISSN 0102-5473.

Este texto tem como principal objetivo dar a conhecer uma experiência curricular desenvolvida em sistema b-learning com estudantes do 1o ano da Licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. No quadro dos desafios e dos princípios lançados pelo processo de Bolonha, o artigo problematiza possibilidades e limites do recurso aos fóruns de debate (usados no sistema b-learning) para desenvolver processos autônomos de aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, foi utilizado um questionário de perguntas abertas que visou captar sentidos atribuídos pelos estudantes a este dispositivo pedagógico. A análise de conteúdo seguiu os procedimentos de Bardin (1991) e teve por base as ideias de Salmon (2000) quanto ao papel do professor. Globalmente, os resultados evidenciam que os estudantes apreciam muito positivamente o recurso aos fóruns de debate, considerando tratar-se de um dispositivo pedagógico importante para ampliar a sua formação. Reconhecem, ainda, que permitem uma maior acessibilidade a materiais diversos e uma melhor organização dos conteúdos constituindo, assim também, um meio de apoio ao estudo. Conclui-se que a opção por este dispositivo pedagógico converte-se num conjunto de vantagens para estudantes e professores, de entre as quais a aprendizagem autónoma ocupa posição de destaque.

Palabras clave : B-learning; Fórum de Debates; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )