Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473
Resumen
MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias de comunicação. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.597-620. ISSN 0102-5473.
Considerando-se o cenário de uma Sociedade do Conhecimento, este artigo procura refletir sobre as novas demandas que se propõem para a aula universitária e as possíveis inovações que possam atendê-las. Trabalhamos sobre quatro demandas que entendemos sejam as mais relevantes: Aula Universitária como espaço de pesquisa, como espaço de construção de conhecimento interdisciplinar, como espaço de desenvolvimento de aprendizagem e como espaço e tempo de uso das tecnologias de informação e comunicação. Cada uma destas demandas foi objeto de uma análise que propiciou sugestões de inovações possíveis. O objetivo deste artigo é colocar em debate a questão de encaminhamentos concretos para que as aulas universitárias possam efetivamente ser dinamizadas com procedimentos de inovação. O método que usamos para elaborar o presente trabalho foi o de ação - reflexão sobre a prática pedagógica de docentes universitários. Trabalhamos com três grupos de professores, em três áreas diferentes: engenharia, educação e odontologia. Cada um destes três grupos planejou aulas que exploraram ensino com pesquisa, conhecimento interdisciplinar e tecnologias de comunicação, integrados ao processo de aprendizagem de seus alunos. Sobre esta prática desenvolveu-se uma reflexão crítica que permitiu adaptações. O que neste artigo se apresentam são as conclusões a que chegamos a partir destas práticas pedagógicas e suas respectivas reflexões. Ainda como conclusão destas interações entre professores visando à inovação em aulas universitárias, pudemos observar que subliminarmente a todas as inovações sugeridas encontramos como elemento fundamental e imprescindível a necessidade de se criar e sustentar entre professor e alunos uma interação pessoal entre adultos.
Palabras clave : Aula; Inovação; Pesquisa; Tecnologia da Informação e da Comunicação.