SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue02Pós-graduação na ibero-américa: conflito de temporalidades e embates. Tradição x modernidadePropostas marxistas de educação estética: aproximações e afastamentos em torno do fenômeno da catarse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

VALLE, Lílian do. A excepcionalidade de Hannah Arendt e o pensamento como experiência ordinária. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.673-697. ISSN 0102-5473.

O que teria levado Hannah Arendt a recusar de forma sistemática a identidade de filósofa? O artigo pretende mostrar que essa recusa não é, para a autora, uma atitude negativa, mas a escolha deliberada do questionamento como realidade íntima e como experiência compartilhada, frente às exigências da ação - esta atividade que, segundo a autora, só é dada aos humanos. E sugerir que esta é a melhor definição da excepcionalidade de Arendt.

Keywords : Arendt, Hannah; Prática Pedagógica; Filosofia.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )