SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número02Pós-graduação na ibero-américa: conflito de temporalidades e embates. Tradição x modernidadePropostas marxistas de educação estética: aproximações e afastamentos em torno do fenômeno da catarse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

VALLE, Lílian do. A excepcionalidade de Hannah Arendt e o pensamento como experiência ordinária. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.673-697. ISSN 0102-5473.

O que teria levado Hannah Arendt a recusar de forma sistemática a identidade de filósofa? O artigo pretende mostrar que essa recusa não é, para a autora, uma atitude negativa, mas a escolha deliberada do questionamento como realidade íntima e como experiência compartilhada, frente às exigências da ação - esta atividade que, segundo a autora, só é dada aos humanos. E sugerir que esta é a melhor definição da excepcionalidade de Arendt.

Palavras-chave : Arendt, Hannah; Prática Pedagógica; Filosofia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )