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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SCHUHLI, Vitor Marcel  e  ROSSLER, João Henrique. Propostas marxistas de educação estética: aproximações e afastamentos em torno do fenômeno da catarse. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.699-725. ISSN 0102-5473.

O presente trabalho buscou refletir sobre o papel da educação estética na formação do indivíduo, a partir de teorias que apostam na possibilidade de a arte impulsionar a transformação sobre a realidade e contribuir para a superação da alienação. Foram analisadas as teorias de educação estética dos autores marxistas L. G. Iuldáchev, B. M. Teplov, e A. Sánchez Vázquez. No recorte aqui proposto, buscou-se demonstrar que, apesar de os três autores partirem de uma concepção histórico-social de individualidade, suas formulações diferem no que diz respeito à abordagem do fenômeno da catarse. Na dialética entre identificação e distanciamento do sujeito com o objeto artístico, a ênfase dos autores sobre um ou outro momento da relação acaba por marcar sua posição em torno do fenômeno da catarse. Enquanto em Iuldachév e em Teplov pode-se dizer que encontra destaque o momento da identificação, Sánchez Vázquez busca com o conceito de situação estética recuperar a importância do distanciamento nessa relação. Acredita-se que estudar as formulações desses teóricos pode iluminar as reflexões atuais sobre a educação estética, bem como auxiliar, com sua perspectiva materialista e dialética, a crítica aos estudos que absolutizam o papel da consciência no projeto de transformação social.

Palavras-chave : Educação Estética; Marxismo; Catarse.

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