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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

COSTA, Gilvan Luiz Machado  e  OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho docente no ensino médio no Brasil. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.727-750. ISSN 0102-5473.

Este artigo tem como objetivo discutir quem são os sujeitos docentes do ensino médio e suas condições de trabalho, a partir de dados estatísticos disponíveis em fontes oficiais e na literatura. Segundo tais dados, os professores do ensino médio no Brasil, em relação aos da educação infantil e ensino fundamental, têm mais aulas, turmas, alunos, turnos e empregos. O texto parte da caracterização do contexto de reformas educacionais que o país viveu nas duas últimas décadas, resultando em expansão quantitativa da matrícula em educação básica, o que tem trazido consequências importantes para os docentes do ensino médio. Os docentes da última etapa da educação básica não contam com condições de trabalho e remuneração à altura das inúmeras demandas que chegam às escolas. As condições de trabalho, carreira e remuneração desses docentes podem ter, como resultado, uma baixa atratividade da carreira do magistério no Brasil.

Palavras-chave : Condições do Trabalho Docente; Ensino Médio; Docente.

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