SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnologias na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CERNY, Roseli Zen  e  ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de. Gestão pedagógica na educação a distância: análise de uma experiência na perspectiva da gestora. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.19-39. ISSN 0102-5473.

O artigo analisa um sistema de gestão pedagógica desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior durante a implantação dos primeiros cursos de licenciatura a distância. Os pressupostos teóricos embasam-se no referencial da gestão dos sistemas educacionais. O sistema foi construído a partir da perspectiva de trabalho colaborativo e se ancora na tríade formação, produção de materiais e pesquisa e avaliação. A metodologia de pesquisa é a qualitativa e o método é o da auto-observação. Na análise, ficou evidenciado que as principais dificuldades para a implantação de cursos a distância são: a história da EaD, a cultura do presencial, o modelo pouco flexível de organização institucional, as políticas públicas e a burocracia. Na organização das equipes, há a percepção de que a gestão pedagógica reproduz em parte o modelo vivenciado no presencial no que se refere à parceria entre os centros formadores de professores. Evidenciou-se que a construção coletiva do trabalho demanda tempo e abertura por parte das equipes. É possível concluir que o trabalho integrado de formação, de produção de materiais e de pesquisa e avaliação contribue para uma atuação mais orgânica na educação a distância, quebrando os paradigmas fordistas encontrados nas experiências com esta modalidade de ensino.

Palavras-chave : Educação a Distância; Gestão; Educação a Distância; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )