SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Gestão pedagógica na educação a distância: análise de uma experiência na perspectiva da gestoraComunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios às instituições educativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

BARRETO, Raquel Goulart. Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnologias na educação. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.41-58. ISSN 0102-5473.

Este texto analisa os sentidos que têm sido atribuídos à incorporação educacional das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e está organizado em três seções. A primeira compreende uma tentativa de síntese da análise crítica de discurso como alternativa teórico-metodológica para a abordagem dos encaminhamentos relativos ao tema, tendo como horizonte o contexto da “sociedade global da informação”, suas formulações-chave e tendências, enfatizando a de restringir os sentidos possíveis ao da substituição tecnológica. A segunda seção envolve as ressignificações de ensinar e aprender no contexto citado, focalizando os discursos sobre estes processos no cenário internacional. A terceira e última seção aponta para o resgate dos sentidos plurais das TIC na sua recontextualização educacional, tendo em vista superar a substituição tecnológica como sentido hegemônico.

Palavras-chave : Tecnologia da Informação e da Comunicação; Análise de Discurso; Processo de Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )