SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnologias na educaçãoOs ambientes virtuais de aprendizagem, participação e interação, ou sobre o muito a caminhar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

COSTA, Fernando Albuquerque. Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios às instituições educativas. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.59-75. ISSN 0102-5473.

Este artigo visa perspectivar o conceito de Comunidade Virtual de Aprendizagem à luz do conjunto de referências teóricas que nos últimos anos foram sendo mobilizadas para conceptualização, organização e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem. Apesar da componente social não ser coisa nova na discussão sobre a função da escola e das instituições educativas, reflete-se também sobre a aprendizagem que é realizada com o recurso a ambientes virtuais e os novos desafios que a dimensão tecnológica vem colocar a essas instituições. Para além de uma introdução inicial em que se apresenta e se situa a problemática das comunidades de aprendizagem, são depois abordadas algumas das mais significativas dimensões do conceito e perspectivado o seu estudo ao longo do tempo desde os trabalhos fundadores de Vygotsky. O texto termina com alguns desafios que a ideia de comunidade de aprendizagem coloca à escola, nomeadamente em um tempo em que as tecnologias digitais e em rede trouxeram trazer novos horizontes à sua função primeira: a da educação das novas gerações.

Palavras-chave : Comunidades Virtuais de Aprendizagem; Aprendizagem; Ambiente Virtual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )