SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios às instituições educativasPressupostos, intenções e práticas de um curso a distância: as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

ALONSO, Kátia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da  y  MACIEL, Cristiano. Os ambientes virtuais de aprendizagem, participação e interação, ou sobre o muito a caminhar. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.77-104. ISSN 0102-5473.

O trabalho apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar quais recursos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem poderiam indicar participação e interação efetivas entre os atores da formação do curso de Licenciatura em Pedagogia, acordo Brasil e Japão. É importante verificar essa questão, na medida em que, nesses ambientes, tais atributos ou são medidos quantitativamente, sem que os dados apresentados possam ser qualificados; ou, para qualificá-los, é necessário trabalho extenso de “garimpagem”, com buscas individualizadas em cada uma das atividades realizadas pelos alunos. Diante dessa problemática, optou-se por trabalhar com os “relatórios de atividades” disponibilizados no AVA/Moodle, de modo a confrontá-los com os sujeitos da formação, na tentativa de qualificar os dados ali disponíveis. As conclusões admitem a necessidade de melhor entender a forma pela qual tais “relatórios de atividades” são consolidados e, ao mesmo tempo, aponta para dinâmicas de interação que se põem para além do ambiente de aprendizagem, indicando problemáticas no processo de trabalho com ele.

Palabras clave : Ambiente Virtual de Aprendizagem; Interação; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )