SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios às instituições educativasPressupostos, intenções e práticas de um curso a distância: as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

ALONSO, Kátia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da  e  MACIEL, Cristiano. Os ambientes virtuais de aprendizagem, participação e interação, ou sobre o muito a caminhar. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.77-104. ISSN 0102-5473.

O trabalho apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar quais recursos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem poderiam indicar participação e interação efetivas entre os atores da formação do curso de Licenciatura em Pedagogia, acordo Brasil e Japão. É importante verificar essa questão, na medida em que, nesses ambientes, tais atributos ou são medidos quantitativamente, sem que os dados apresentados possam ser qualificados; ou, para qualificá-los, é necessário trabalho extenso de “garimpagem”, com buscas individualizadas em cada uma das atividades realizadas pelos alunos. Diante dessa problemática, optou-se por trabalhar com os “relatórios de atividades” disponibilizados no AVA/Moodle, de modo a confrontá-los com os sujeitos da formação, na tentativa de qualificar os dados ali disponíveis. As conclusões admitem a necessidade de melhor entender a forma pela qual tais “relatórios de atividades” são consolidados e, ao mesmo tempo, aponta para dinâmicas de interação que se põem para além do ambiente de aprendizagem, indicando problemáticas no processo de trabalho com ele.

Palavras-chave : Ambiente Virtual de Aprendizagem; Interação; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )