SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Os ambientes virtuais de aprendizagem, participação e interação, ou sobre o muito a caminharDe la web 2.0 al elearning 2.0 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

NEVADO, Rosane Aragón de  e  MENEZES, Crediné Silva de. Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância: as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.105-129. ISSN 0102-5473.

A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas.

Palavras-chave : Educação a Distância; Formação de Professores; Modelo Pedagógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )