SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância: as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modeloAutoria, autonomia e ética na educação a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

PINA BARTOLOME, Antonio. De la web 2.0 al elearning 2.0. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.131-153. ISSN 0102-5473.

Web 2.0 representa uma segunda chance para a introdução de recursos multimídia e materiais no sistema de ensino. Este trabalho procura levar em consideração as possibilidades que estão sendo oferecidas de ambientes multimídia na educação da América Latina e porque a web 2.0 é uma nova oportunidade. Desde 2004 o termo web 2.0 revolucionou sites da Internet e produziu algumas das novas idéias educacionais identificadas como eLearnig 2.0. Pela ambiguidade de ambos os termos, pode-se dizer que estamos diante de um novo paradigma para a educação a distância reforçada pela tecnologia, mas parece que algumas ideias podem levar à mudanças em aspectos fundamentais do currículo: a rede como plataforma, o dispositivo multi-sistemas ou de mudança de conceito de estudar em qualquer lugar a qualquer hora. Inteligência coletiva e rica experiência do usuário afeta o conceito de autoridade dos sistemas educativos, tags e RSS e os leitores fazem com que seja revista as taxonomias tradicionais, organização do conhecimento e recuperação de informação.

Palavras-chave : Multimídia; Internet; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )