SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Autoria, autonomia e ética na educação a distânciaO liberalismo social-democrata e a reforma do Estado Brasileiro (1995-2002) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

LAPA, Andrea Brandão  e  BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância como mídia-educação. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.175-196. ISSN 0102-5473.

Este artigo apresenta uma reflexão da Educação a Distância (EaD) a partir do referencial teórico e metodológico da mídia-educação. Em uma perspectiva mais ampla, que trata da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos processos de ensino e de aprendizagem, busca deslocar a discussão da modalidade para o método. A educação para a cidadania pela EaD está associada à apropriação crítica e criativa das mídias em duas dimensões: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Este artigo reconhece a formação de professores pela EaD como um espaço de possibilidades para a formação crítica, desde que pensada segundo este referencial. E procura atender ao seu objetivo de fomentar o debate acerca das concepções possíveis para a educação a distância na medida em que analisa e relaciona alguns desafios enfrentados quando a iniciativa é fazer a EaD como mídia-educação. Reafirma em sua conclusão que o potencial dos sujeitos de se apropriarem crítica e criativamente das ferramentas técnicas que tendem a instrumentalizá-los é parte essencial da agenda da formação de professores, de modo a oportunizar a transformação metodológica posta em pauta na educação contemporânea.

Palavras-chave : Educação a Distância; Educação pela Mídia; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )