SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Educação a distância como mídia-educaçãoLiberalismo e formação de professores para educação de surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

DEITOS, Roberto Antonio. O liberalismo social-democrata e a reforma do Estado Brasileiro (1995-2002). Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.199-229. ISSN 0102-5473.

O artigo consiste numa análise sobre o liberalismo social-democrata e a reforma do Estado brasileiro (1995-2002) como proposições apresentadas nos argumentos de uma facção que liderou o processo político e o aparelho de Estado brasileiro a partir de uma coalizão vitoriosa em 1994 que se compusera a partir das ações conduzidas pelo PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, facção que aglutinou o pacto burguês nacional, expresso na representação da liderança política do intelectual Fernando Henrique Cardoso, eleito presidente da República em 1994. Para tratar dessas questões, o artigo analisa os aspectos mais gerais da reforma do Estado brasileiro, para compreender como emergiu uma determinada versão liberal e como seus argumentos políticos e ideológicos consumaram e aglutinaram, a partir de uma determinada facção das classes dominantes, a liderança política e econômica do pacto burguês nacional, fortalecido a partir de 1995, com o início dos governos FHC e, consequentemente, com o início de mais uma reforma do Estado brasileiro, culminando com a aprovação, ainda em 1995, do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado.

Palavras-chave : Liberalismo; Reforma Social; Cardoso, Fernando Henrique; Estado Brasileiro.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )