SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01O liberalismo social-democrata e a reforma do Estado Brasileiro (1995-2002)Política de avaliação da pós-graduação e suas consequências no trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MACHADO, Fernanda de Camargo  e  LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. Liberalismo e formação de professores para educação de surdos. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.231-252. ISSN 0102-5473.

Este trabalho analisa o cenário político em que a emergência de um campo de saber pedagógico-científico e de um corpo de expertise para o trabalho didático com os sujeitos surdos foram produzidos como necessários ao ideal moderno de civilização. Ao explicar o movimento da formação docente como dispositivo de governamentalidade, pretende-se contribuir com o entendimento de como os conjuntos discursivos que cruzam as medidas políticas geram significados que demarcam a educabilidade dos discentes surdos e o status profissional dos sujeitos docentes relacionando a funcionalidade desse jogo com o regime governamental do liberalismo. Para tanto, neste trabalho, buscou-se alicerce nas contribuições de Michel Foucault, utilizando a noção de dispositivo como utensílio metodológico e a noção de governamentalidade como ferramenta analítica. A partir da realização deste estudo, foi possível descrever a criação da formação de professores para a educação de surdos no século XIX como um dispositivo de governamentalidade acionado pelo Estado Liberal. Nessa conjuntura, a formação docente responde estrategicamente à urgência histórica de criar um regime de saber para os professores que permita ordenar a população escolar e produzir corpos surdos dóceis.

Palavras-chave : Surdez; Formação de Professores; Liberalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )