SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Liberalismo e formação de professores para educação de surdosAutonomia municipal e a gestão das políticas educacionais a partir da lógica dos sistemas de ensino: perspectivas de criação e implantação no estado do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

COSTA JUNIOR, Wercy Rodrigues  e  BITTAR, Mariluce. Política de avaliação da pós-graduação e suas consequências no trabalho docente. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.253-281. ISSN 0102-5473.

Neste artigo, investigam-se as políticas de avaliação da pós-graduação e suas consequências no trabalho dos pesquisadores. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, incluindo a análise histórica e realização de entrevistas com professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Os resultados indicam que as atuais políticas para a educação superior do país se encontram inseridas nessa estratégia de inclusão da economia brasileira às intensas mudanças que ocorrem na base produtiva do capitalismo em nível global, atingindo as políticas públicas para a pós-graduação. As mudanças no mundo do trabalho tiveram um impacto significativo marcado pela negatividade na natureza do trabalho docente da pós-graduação.

Palavras-chave : Tendências da Política Educacional; Avaliação da Pós-Graduação; Condições do Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )