SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue02O dispositivo da sustentabilidade: pedagogias no contemporâneo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; RIPOLL, Daniela  and  POSSAMAI, Laís. Educação ambiental corporativa para crianças: analisando a animação Peixonauta do Discovery Kids. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.371-394. ISSN 0102-5473.

A partir da análise da série Peixonauta, desenho animado que integra a programação do canal de TV por assinatura Discovery Kids, vinculado ao grupo Discovery Channel, buscamos destacar como algumas problemáticas ambientais são apresentadas às crianças, bem como discutir como são delineadas, nesta série, algumas identidades preservacionistas. A animação Peixonauta dá destaque a questões ambientais: introdução de espécies exóticas e domésticas na natureza, e o modo como essa prática afeta o meio ambiente; poluição das águas, solo e ar; e certos fenômenos naturais. Realizado na intersecção da Educação, da Educação Ambiental, dos Estudos Culturais e dos Estudos de Mídia, este estudo problematiza o modo como este desenho ensina quais ações e quais problemas devem ser considerados relativamente aos chamados ambientes naturais. O corpus analítico compõe-se de 30 episódios que evidenciam quatro temáticas ambientais: a) reciclagem de materiais; b) introdução de espécies exóticas; c) poluição; d) mudanças climáticas e problemas associados. Os resultados sugerem que o Discovery Kids pratica uma espécie de “Educação Ambiental corporativa” ao introduzir e valer-se de temas “verdes” em sua programação. Em Peixonauta, tal intenção fica evidenciada. Algumas personagens representam sujeitos a serem conscientizados ambientalmente; outros ensinam o que é ser “ambientalmente responsável”. Há, também, os que detêm conhecimentos legitimados. Além disso, a tecnologia é colocada em destaque como meio seguro e rápido para a solução dos problemas ambientais. Mas, ao mesmo tempo, ao simplificar o encontro de soluções, a série operaria na direção da naturalização/banalização dos problemas ambientais, provocando o seu apagamento.

Keywords : Educação Ambiental; Educação Ambiental Corporativa; Mídia - Educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )