SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Educação ambiental corporativa para crianças: analisando a animação Peixonauta do Discovery KidsEnvironmentalizing the curriculum: a critical dialogue of south-north framings índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini de  e  GUIMARAES, Leandro Belinaso. O dispositivo da sustentabilidade: pedagogias no contemporâneo. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.395-409. ISSN 0102-5473.

O presente trabalho deriva-se de duas pesquisas, cujo foco central é a relação entre a educação e a sustentabilidade. Discutem-se no texto as pedagogias postas em circulação na cultura a partir do dispositivo da sustentabilidade, através dos seus inúmeros artefatos (textos jornalísticos, capas de revistas, entre outros). Inicialmente, explicita-se o entendimento do conceito de dispositivo: noção com a qual se operam as análises das pesquisas. Depois, adentra-se nas pedagogias instituídas pelas linhas de composição do dispositivo da sustentabilidade através de duas imagens midiáticas sobre a questão ambiental. A partir delas, argumenta-se um dos efeitos pedagógicos do dispositivo: sua penetrabilidade, pelas teias do mercado, nos modos como se enxerga e se narra a vida. Os referenciais teóricos utilizados advêm dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. Esse amplo e controverso campo de estudos e de práticas permite colocar sob rasura as narrativas sobre a sustentabilidade, buscando vê-las em seus efeitos.

Palavras-chave : Sustentabilidade; Educação Ambiental; Educação pela Mídia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )