SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02O dispositivo da sustentabilidade: pedagogias no contemporâneoOs projetos político-pedagógicos dos cursos de pedagogia e os temas ambientais: o caso das universidades federais brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

PAYNE, Phillip G.  y  RODRIGUES, Cae. Environmentalizing the curriculum: a critical dialogue of south-north framings. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.411-444. ISSN 0102-5473.

A questão de como a ambientalização do currículo pode ocorrer de forma sustentável na educação superior tornou-se uma preocupação local, nacional, regional e global para educadores ambientais, especificamente, e educadores de maneira geral. O framework contemporâneo da rede ACES inclui dez características de ambientalização consideradas adequadas para incorporação nos programas de educação de professores, e tem sido adotado em algumas universidades públicas brasileiras entre outras da América Latina e Europa. O framework da Rede ACES foi desenvolvido por um grupo de acadêmicos “latinos” da Europa e América Latina. Trazemos esse influente framework em diálogo crítico com o desenvolvimento de perspectivas “socialmente críticas” e “pós-críticas” no currículo de educação ambiental de acordo com investigações sobre como esses discursos críticos têm sido desenvolvido no “Anglo-Norte” nos últimos trinta anos. Reflexivamente, identificamos um número de semelhanças e diferenças chaves no âmbito do diálogo Sul-Norte. Educadores, especialistas em currículo e pesquisadores do Brasil, para quem este artigo é prioritariamente escrito, podem refinar ainda mais as possibilidades críticas do framework da Rede ACES em seus esforços para ambientalizar o currículo. De modo geral, este artigo exemplifica uma abordagem “não colonial” de globalização do discurso da educação ambiental.

Palabras clave : Educação Ambiental; Teorias do Currículo; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )