SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Environmentalizing the curriculum: a critical dialogue of south-north framingsParte de la naturaleza: sobre el cuerpo como potencia compositiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

OLIVEIRA, Maíra Gesualdo  e  CARVALHO, Luiz Marcelo de. Os projetos político-pedagógicos dos cursos de pedagogia e os temas ambientais: o caso das universidades federais brasileiras. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.445-472. ISSN 0102-5473.

A discussão em torno da temática ambiental e das possibilidades e limites do processo educativo relacionado com as questões propostas por essa temática se faz presente em muitos setores da sociedade atual. A produção e veiculação de pesquisas e a proposição de programas e ações relacionados principalmente com a inserção da Educação Ambiental (EA) no ensino formal nos permitem vislumbrar a amplitude que tal iniciativa vem tomando. Nesse contexto, desenvolvemos uma pesquisa em nível de mestrado que se insere no âmbito do Projeto Observatório da Educação Capes/INEP/Secadi e procura analisar possíveis processos de ambientalização curricular expressos nos projetos políticopedagógicos (PPP) dos cursos de licenciatura em Pedagogia de universidades federais brasileiras. O artigo que apresentamos é um recorte dessa pesquisa no qual aprofundamos a discussão de dois temas ambientais: - As dimensões da EA - e - Desenvolvimento e natureza: algumas possibilidades -. Assim, partindo de uma pesquisa documental e tendo o apoio teórico de autores que têm procurado refletir sobre os significados da temática ambiental para as sociedades contemporâneas e sobre propostas críticas para a Educação Ambiental, procura-se explorar, por meio de análise dos PPPs, possíveis sentidos atribuídos a esses processos de ambientalização curricular. Como principal referencial metodológico, nos apoiamos na proposta de - produção de sentidos - apresentada por Gomes e Nascimento (2006). Algumas reflexões sobre os dados nos permitem vislumbrar que diferentes temas ambientais vêm sendo considerados nos projetos desses cursos, o que evidencia movimentos e processos de ambientalização curricular.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Formação de Professores; Educação Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )