SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02Parte de la naturaleza: sobre el cuerpo como potencia compositiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

REIGOTA, Marcos. Educação Ambiental: a emergência de um campo científico. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.499-520. ISSN 0102-5473.

No presente artigo, são apresentadas algumas questões, acontecimentos e autores que contribuíram para a Educação Ambiental se constituir como campo (na definição de Bourdieu) no espaço científico brasileiro e internacional. Num segundo momento, a Educação Ambiental é analisada como campo emergente, que se encontra defrontada com a concepção hegemônica neoliberal, competitiva e produtivista de ciência e, portanto, antagônica ao ideário ecologista que originou e identifica as “educações ambientais” (Rodrigo Barchi). Entre os autores que colaboram com a argumentação do autor, encontram-se Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrière, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu e Michel Foucault. A diversidade epistemológica entre esses autores se justifica, pois o autor do artigo procurar explicitar um itinerário pessoal de leituras ao longo de sua trajetória que coincide com o momento histórico da emergência da Educação Ambiental como campo.

Palabras clave : Bourdieu; Pierre; Educação Ambiental; Neoliberalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )