Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473
Resumo
REIGOTA, Marcos. Educação Ambiental: a emergência de um campo científico. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.499-520. ISSN 0102-5473.
No presente artigo, são apresentadas algumas questões, acontecimentos e autores que contribuíram para a Educação Ambiental se constituir como campo (na definição de Bourdieu) no espaço científico brasileiro e internacional. Num segundo momento, a Educação Ambiental é analisada como campo emergente, que se encontra defrontada com a concepção hegemônica neoliberal, competitiva e produtivista de ciência e, portanto, antagônica ao ideário ecologista que originou e identifica as “educações ambientais” (Rodrigo Barchi). Entre os autores que colaboram com a argumentação do autor, encontram-se Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Jean Ladrière, Isabelle Stengers, Pierre Bourdieu e Michel Foucault. A diversidade epistemológica entre esses autores se justifica, pois o autor do artigo procurar explicitar um itinerário pessoal de leituras ao longo de sua trajetória que coincide com o momento histórico da emergência da Educação Ambiental como campo.
Palavras-chave : Bourdieu; Pierre; Educação Ambiental; Neoliberalismo.