SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue02As Bruxas no Divã: o desafio de ser criativo e ousar no ensino de artesA oralidade, a escrita e as condições de produção de textos na escola: a constituição da escrita escolar em objeto de investigações acadêmicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

PEREIRA, Tatiane Marina dos Anjos  and  GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. O garoto selvagem: a importância das relações sociais e da educação no processo de desenvolvimento humano. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.553-571. ISSN 0102-5473.

Partindo do pressuposto de que o processo de hominização ocorre na medida em que o indivíduo, vivendo em comunidade, se organiza sob as bases do trabalho, submetendo-se às leis sociais e históricas, o presente estudo analisa o filme francês O garoto selvagem (L’enfant sauvage), de 1969, cuja narrativa pauta-se na história verídica da descoberta, em 1797, de um garoto com idade entre 11 e 12 anos, que não demonstrava resquícios do contato com a sociedade humana. Considerando a relação que se estabelece entre os processos de desenvolvimento e aprendizagem, configurados numa situação incomum de total isolamento social, refletiu-se sobre as dificuldades e os avanços relatados pelo médico Jean Marc Itard, em relação à reeducação do “garoto selvagem”. Nesse sentido, a perspectiva histórico-cultural subsidiou a análise sobre o papel desempenhado pela educação nos processos de hominização e desenvolvimento cognitivo do garoto, ponderando as mudanças experimentadas por Victor, em meio às sucessivas tentativas de socialização impetradas por seu tutor. Anseia-se, assim, contribuir com as discussões fomentadas por autores como Banks-Leite e Galvão (2000a; 2000b); Gonçalves e Peixoto (2001); Dias (2007); Feijó (2007), entre outros.

Keywords : Desenvolvimento Humano; Cultura; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )