SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02As Bruxas no Divã: o desafio de ser criativo e ousar no ensino de artesA oralidade, a escrita e as condições de produção de textos na escola: a constituição da escrita escolar em objeto de investigações acadêmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

PEREIRA, Tatiane Marina dos Anjos  e  GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. O garoto selvagem: a importância das relações sociais e da educação no processo de desenvolvimento humano. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.553-571. ISSN 0102-5473.

Partindo do pressuposto de que o processo de hominização ocorre na medida em que o indivíduo, vivendo em comunidade, se organiza sob as bases do trabalho, submetendo-se às leis sociais e históricas, o presente estudo analisa o filme francês O garoto selvagem (L’enfant sauvage), de 1969, cuja narrativa pauta-se na história verídica da descoberta, em 1797, de um garoto com idade entre 11 e 12 anos, que não demonstrava resquícios do contato com a sociedade humana. Considerando a relação que se estabelece entre os processos de desenvolvimento e aprendizagem, configurados numa situação incomum de total isolamento social, refletiu-se sobre as dificuldades e os avanços relatados pelo médico Jean Marc Itard, em relação à reeducação do “garoto selvagem”. Nesse sentido, a perspectiva histórico-cultural subsidiou a análise sobre o papel desempenhado pela educação nos processos de hominização e desenvolvimento cognitivo do garoto, ponderando as mudanças experimentadas por Victor, em meio às sucessivas tentativas de socialização impetradas por seu tutor. Anseia-se, assim, contribuir com as discussões fomentadas por autores como Banks-Leite e Galvão (2000a; 2000b); Gonçalves e Peixoto (2001); Dias (2007); Feijó (2007), entre outros.

Palavras-chave : Desenvolvimento Humano; Cultura; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )