SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02O garoto selvagem: a importância das relações sociais e da educação no processo de desenvolvimento humanoEnsino superior, mídias e conhecimento: novas notícias e velhos discursos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

PIETRI, Émerson de. A oralidade, a escrita e as condições de produção de textos na escola: a constituição da escrita escolar em objeto de investigações acadêmicas. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.573-602. ISSN 0102-5473.

No presente trabalho, tematiza-se o processo de constituição da escrita escolar em objeto de pesquisa de investigações acadêmicas. O material de análise foi produzido em programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Observaram-se as bases semânticas dos discursos sobre ensino de Língua Portuguesa que se constituíram na década de 80 do século XX. Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos nesse momento se caracterizariam por considerar a organização textual do escrito, produzido em contexto de ensino, em função de oposições resultantes de diferenças linguísticas e/ou sociais. Tais diferenças se representariam pela contraposição entre fatos de oralidade e fatos de escrita. As características dos textos produzidos na escola decorreriam, de um lado, de os alunos não terem conhecimentos sobre a modalidade escrita e, de outro, de as condições de produção do texto na escola não serem autênticas. No tratamento em contraste de elementos associados a condições internas e a condições externas à escola, os fatores de textualidade se posicionam como índices discursivos para o pesquisador em seu trabalho de constituição da escrita escolar em objeto de análise.

Palabras clave : Linguagem e Educação; Escrita; Análise do Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )