SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número02A oralidade, a escrita e as condições de produção de textos na escola: a constituição da escrita escolar em objeto de investigações acadêmicasA educação superior no plano nacional de educação 2011-2020 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

DE MARI, Cezar Luiz  y  THIENGO, Lara Carlette. Ensino superior, mídias e conhecimento: novas notícias e velhos discursos. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.02, pp.603-623. ISSN 0102-5473.

A série de reportagens Universidade: a chave do futuro, exibida no mês de maio de 2011, no Jornal da Globo, é o recorte midiático que serve como ponto de partida para as discussões deste estudo. Apresentamos a análise de tal série entendendo que os meios de comunicação atuam como porta-vozes do pensamento conservador brasileiro. O ferramental gramsciano norteia a análise ao situar as disputas ideológicas entre os grupos sociais na sociedade civil, representados pelos aparelhos privados de hegemonia, dentre os quais estão os meios de comunicação. O estudo perpassa pelas discussões sobre o protagonismo da educação, sobretudo no atendimento às demandas do mercado e para o desenvolvimento, na estreita vinculação entre a educação e o setor econômico; a estrutura de tripé para a boa universidade; o binômio público e privado; bem como a avaliação e o ranqueamento das universidades. Tais temáticas em destaque expressam a constituição de um consenso conservador a respeito da reconfiguração do Ensino Superior no Brasil.

Palabras clave : Ensino Superior; Meios de Comunicação; Gramsci, Antônio.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )